A torre invisível


Se forem cumpridos os prazos previstos, em 2014 a Torre Infinity deverá destacar-se na paisagem urbana de Incheon, a terceira maior cidade da Coreia do Sul, com mais de 2,5 milhões de habitantes. A superstrutura  projectada pela firma GDS Architects, será o primeiro arranha-céus do mundo equipado com uma tecnologia óptica formada por câmaras e um sistema de iluminação LED que criará uma espécie de revestimento reflector sobre as paredes do edifício. Este parecerá, assim, curvar a luz, de modo que as suas formas se esfumarão, como se tivesse uma grande capa de semi-invisibilidade.
O complexo cobrirá uma área de 145 mil metros quadrados, será rematado por uma agulha em forma de diamante, terá estacionamento para 2000 viaturas e será erguido no centro do canal que caracteriza aquela urbe costeira. À sua volta, serão construídos zonas comerciais e um grande centro de lazer dedicado à água.

A ideia é que a torre, que alcançará os 450 metros de altura, seja a mais ecológica e autos suficiente possível, do ponto de vista energético. Para isso, fará um uso importante da energia solar, disporá dos seus próprios aerogeradores e utilizará a energia geotérmica como fonte de calor.